Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
14 de Maio de 2024

Papa Francisco enfatiza direito à alimentação

há 9 anos

O Papa Francisco enfatizou o direito à alimentação como fundamental em discurso em vídeo neste sábado a 500 especialistas no tema que começarão a trabalhar em um documento para sensibilizar e propor soluções para questões como fome, obesidade e desperdício de alimentos.

Francisco citou o paradoxo da abundância descrito pelo Papa João Paulo II - em que há comida para todos mas nem todos podem comer -, afirmando que isso continua sendo um problema, apesar dos esforços da comunidade internacional.

O Papa falou a um grupo de especialistas incumbidos de preparar a chamada Carta de Milão, que tenta obter compromissos de governos, organizações e indivíduos durante a feira mundial Expo 2015 para resolver questões como garantia da segurança do acesso aos alimentos, diminuição do desperdício e combate à fome e à obesidade. A Itália é a sede da Expo 2015, que vai de 1º de maio a 31 de outubro.

Ele exortou os participantes a se concentrar em resolver "as causas estruturais da pobreza", e não apenas situações de emergência, e a manter a dignidade do ser humano no cerne da política econômica.

O governo italiano quer que a Carta de Milão seja o legado da Expo 2015, aumentando a consciência sobre o direito universal a um suprimento de alimentos "saudáveis, seguros e suficientes", disse o ministro da Agricultura da Itália, Maurizio Martina.

O documento será entregue a 145 ministros da Agricultura que se reunirão em Milão em junho a fim de obter novas contribuições. A carta será então apresentada em outubro, no fim da Expo 2015, ao secretário-geral da ONU.

Fonte: http://m.odiario.com/mundo/noticia/1272277/papa-francisco-enfatiza-direitoaalimentacao/

  • Sobre o autorCientista Jurídico
  • Publicações111
  • Seguidores260
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações110
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/papa-francisco-enfatiza-direito-a-alimentacao/166134165

7 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Que o Papa use sua influência especialmente para difundir o controle de natalidade.

O impacto ambiental que um ser humano representa é imenso, não pode haver uma multiplicação descontrolada como estamos tendo.

Seja pela irresponsabilidade, egoísmo, ignorância ou fruto de programas de governo, estamos chegando a uma margem de risco muito grande.

Se hoje somos capazes, apesar de toda destruição, de alimentarmos a população mundial, em breve isso não será só uma questão de querer.

Não existe "homem e natureza", somos parte dela, porém todas as nossas leis, religiões, culturas, etc., colocam-nos num patamar acima dos demais seres. continuar lendo

Concordo na íntegra! Pois a fome só existe porque irresponsáveis colocam filhos no mundo sem a mínima condição econômica. Aliás, quanto mais miserável, mais filhos, que em países como o brasil essa prática é estimulada por governos demagogos como esse do PT! continuar lendo

Quem se defende porque lhe tiram o ar ao lhe apertar a garganta, para este há um parágrafo Que diz: ele agiu em legítima defesa. Mas o mesmo parágrafo silencia quando você se defende porque lhes tiram o pão. E, no entanto, morre quem não come, e quem não come o suficiente morre lentamente. Durante os anos todos em que morre não lhe é permitido se defender.
Bertolt Brecht (1898-1956) continuar lendo

A igreja católica foi o mal do brasil e de todos os países latinos! Aliás, uma nação quanto mais distante desses religiosos, mais próspera ela se torna! continuar lendo

Parabéns PAPA FRANCISCO. Efetivamente, somente se resolvendo as "causas estruturais da pobreza" poder-se-á diminuir a fome no mundo, bem como, diminuir a diferença gritante que separa os ricos dos pobres. Entretanto, é muito difícil se acabar com a pobreza em nosso País, quando vivemos em um país onde uma grande parte de nossos políticos somente utilizam suas "estadias" no poder para se "apropriarem" do dinheiro público. continuar lendo