Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Drogas são achadas em carro oficial do Vaticano na França

Veículo pertence ao cardeal argentino Jorge Maria Mejía, de 91 anos, bibliotecário emérito do Vaticano, responsável pelos arquivos secretos da instituição religiosa

há 10 anos

Um carro diplomático do Vaticano que transportava quatro quilos de cocaína foi interceptado pela polícia alfandegária da França em um pedágio próximo a Chambéry, na região dos Alpes franceses.

Além da cocaína, 200 gramas de maconha foram encontrados em bagagens no carro com chapa diplomática, ocupado por dois italianos, de 30 e 41 anos, que permanecem detidos para interrogatório.

Segundo investigadores franceses, o veículo pertence ao cardeal argentino Jorge Maria Mejía, de 91 anos, bibliotecário emérito do Vaticano, responsável pelos arquivos secretos da instituição religiosa.

O Vaticano confirmou, segundo a agência I. Media, especializada na Santa Sé, que um de seus carros diplomáticos foi apreendido na França com droga a bordo, mas ressaltou que nenhum membro ou funcionário do Estado está envolvido diretamente no caso.

Como os dois italianos não possuem passaporte diplomático, nada até o momento permitiria suspeitar o envolvimento do Vaticano nessa operação de tráfico, de acordo com fontes judiciais ouvidas pela imprensa francesa.

A descoberta e apreensão da droga ocorreu no domingo, mas a notícia só foi divulgada nesta terça-feira na França, inicialmente pela rádio RTL.

Os primeiros elementos das investigações permitiram apurar que o secretário particular do cardeal argentino havia enviado o carro para revisão alguns dias antes.

Suspeita-se que os italianos teriam aproveitado para ir até a Espanha para comprar a droga, convencidos de que escapariam, no retorno à Itália, dos controles nas fronteiras graças à chapa diplomática do carro. Mas essa versão ainda não foi confirmada, afirmaram fontes judiciais francesas.

A policia judiciária de Lyon foi encarregada das investigações pelo ministério público de Chambéry

Em janeiro, a alfândega alemã havia interceptado um pacote destinado ao Vaticano contendo 14 preservativos sexuais repletos de cocaína, segundo o jornal +Bild am Sonntag. De acordo com a publicação, a caixa continha 340 gramas de cocaína, com valor estimado de 40 mil euros, e havia sido enviada de um país da América do Sul. O destinatário do pacote não foi identificado.


Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/europa/drogas-são-achadas-em-carro-oficial-do-vaticano-na-franca,...

  • Sobre o autorCientista Jurídico
  • Publicações111
  • Seguidores260
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações449
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/drogas-sao-achadas-em-carro-oficial-do-vaticano-na-franca/139775545

14 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Acho que o Sr. Wagner Francesco não leu a matéria completa, antes de tirar suas conclusões!

O carro tinha sido enviado para a oficina e dois homens italianos, que não são funcionários do Vaticano estavam dirigindo o carro, aproveitando-se de que o responsável pelo automóvel estava viajando.

Cuidado para não querer se passar por inteligente, mas ser mais um manobrado pela imprensa sensacionalista. continuar lendo

Tenta pegar um veiculo oficial de quem quer que seja e sair dirigindo pra ver. É muita inocência acreditar que isso é possível.

E acreditar em qualquer coisa para defender a instituição também incorre em ser manobrado pelo espírito de preconceito.

Admira-me a leveza com a qual a "Santa Sé" responde a aspersão de sujeira a ela lançada.

Não defendo, nem condeno, mas sei que tudo é possível e estou mais para acreditar em conivência. continuar lendo

Claro!

Quem teria a inocência de supor que o "Papa", estaria ao volante.

Noticias sensacionalistas, existem aos borbotões. Mas se pararmos para analisar o comportamento dos "membros" da Igreja Católica, como um todo, dá para se perguntar: Será que a filosofia do "Lula" foi exportada para o Vaticano? - Sabe de nada inocente!

Claro que nunca ninguém sabe de nada, principalmente de coisas que deveriam estar sempre "encobertas" no anonimato. Como aquelas que acontecem com os coroinhas; eles juram, que nada acontece, mas todo mundo sabe que acontece há muito tempo.

Pelo menos, "eu não quero me passar por inteligente", pois confesso aqui que nada sei, antes muito pelo contrário. continuar lendo

E vamos limpar a barra da "Santa sé" acima de tudo. Depois a gente pede perdão e confessa que pecou e continuamos a ser "arauto de Deus na terra". continuar lendo

Vão rezar dez ave-marias e vinte pai-nossos para serem perdoados. Amém.

Francamente era só o que faltava!!! continuar lendo

Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço. É por isto que há escândalos sobre homoafetividade, aborto e, agora, drogas dentro do Vaticano. Mas a Maconha foi feita por Deus, então "tá valendo". =D continuar lendo