Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Menina que estaria curada da Aids volta a apresentar o vírus HIV

Vírus HIV não foi detectado nos exames, porque é capaz de se esconder no corpo. Pesquisadores pensavam que menina de quatro anos estava curada.

há 10 anos

Pesquisadores americanos anunciaram uma reviravolta em uma pesquisa que parecia promissora no combate à Aids. Uma menina supostamente curada voltou a apresentar o vírus HIV.

Foi uma grande decepção para o mundo científico. Médicos americanos já se preparavam para selecionar 450 bebês que passariam pelo mesmo processo da menina que nasceu há quatro anos no Mississipi.

Ela tinha sido contaminada pela mãe durante a gravidez. Trinta horas após o nascimento, passou a receber medicamentos de combate ao vírus HIV, uma técnica inédita.

Mas a mãe só manteve o tratamento por um ano e meio. E a menina ficou cinco meses sem tomar qualquer remédio. Mesmo assim, os exames mostraram que o vírus havia desaparecido.

Em março do ano passado, o Jornal Nacional exibiu uma reportagem sobre o caso. A doutora Hanna Gay que participou da pesquisa acreditava ter encontrado a cura para a Aids.

"Eu esperava que o HIV tivesse voltado com força", contou a médica. "Mas os exames mostraram o contrário: nenhuma presença do vírus. O fato é que nós curamos a criança", disse, na época.

Mas testes feitos na semana passada mostraram que o vírus voltou a ser identificado na menina. Na verdade, o HIV estava escondido no corpo dela.

Para a vice-diretora da Amfar, a fundação que apoiou o estudo feito no hospital do Mississipi, foi um duro golpe. Mas Rowena Johnston diz que é preciso continuar trabalhando.

"É o caso documentado mais longo de uma pessoa que ficou sem tomar os remédios e não teve mais nenhum sinal do vírus HIV. Talvez possamos usar os ensinamentos desse caso em outros pacientes", declarou.

Os novos exames mostram que o vírus da Aids consegue se esconder no organismo de tal forma que nem mesmo os testes mais sensíveis podem detectá-lo.

Mas se a ciência ainda não chegou à cura da doença, ao menos existe a certeza de que os coquetéis de combate ao HIV podem inibir o desenvolvimento da doença e reduzir o risco da contaminação. E os resultados são melhores a cada ano.

Fonte:http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/07/menina-que-estaria-curada-da-aids-volta-apresent...

  • Sobre o autorCientista Jurídico
  • Publicações111
  • Seguidores260
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações138
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/menina-que-estaria-curada-da-aids-volta-a-apresentar-o-virus-hiv/127083369

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)